São diligências atrás de diligências. É sempre assim: chega novembro e tudo o que ouvimos é a pensar no mérito que tem – ainda mais do que é habitual. Sim, porque em Novembro começamos a fazer contas para quais são os discos que merecem figurar no top de melhores do ano. Este ano, tanto quanto no ano passado, o top é reflexo de um ano em cheio no nosso site. Ora vejamos:

À cabeça, como disco com direito à mais honrosa das menções, estão os Swans, com The Seer. É difícil prever o futuro, mas este disco de Swans é tão incrível quanto Cop, e, por isso e provavelmente, tão proeminente e histórico quanto a própria banda de Michael Gira. Nem sempre assistimos ao surgimento de um disco para a nossa memória e para as gerações que se seguem, mas é com alguma segurança que podemos incluir The Seer nesse pacote.

No campo do que melhor se faz por Portugal, com um ano em que quem editou o fez à grande e à francesa, estão os Black Bombaim à frente – como não poderiam deixar de estar, no seu ano de consagração. Titans é, por isso, e cheio de mérito, o melhor disco feito por portugueses de 2013 para o PA’. Mas os barcelences que não descassem: à coca estão os Gala Drop com o seu Broda, esforço conjunto com Ben Chasny.

O segundo lugar é reflexo do que é o PA’: um site plural. É importante, para nós, ver um top em que o que é feito em Portugal rivaliza e disputa atenção com as melhores bandas da actualidade em todo o mundo, mas não é menos importante ter a pluralidade que nos guia os corações. Assim, ter o grandioso e sofrido Mass Vdos Amenra a seguir as pisadas dos Swans não é um engano, da mesma forma que não é haver Converge, Om, Neurosis, Blut Aus Nord, Deftones e Old Man Gloom a disputar posições comGodspeed You! Black Emperor, Mount Eerie, Bill Fay, Dead Can Dance, Father John Misty, Alt-J, Sharon Van Etten, Beach House e Julia Holter. Caramba, feitas as contas, não nos resta senão agradecer a quem fez estes discos todos! Macacos nos mordam se não são enormes e não merecem todo o nosso amor.

Discos PA’ 2012

1. SwansThe Seer

2. AmenraMass V

3. Godspeed You! Black EmperorAllelujah! Don’t Bend! Ascend!

4. ConvergeAll We Love We Leave Behind

5. OmAdvaitic Songs

6. NeurosisHonor Found In Decay

7. Black BombaimTitans

8. Mount EerieOcean Roar

9. Bill FayLife Is People

10. CaspianWaking Season

11. Dead Can DanceAnastasis

12. DeftonesKoi No Yokan

13. Blut Aus Nord777 – Cosmosophy

14. Father John MistyFear Fun

15. Alt-JAn Awesome Wave

16. Gala DropBroda

17. Old Man GloomNO

18. Sharon Van EttenTramp

19. Beach HouseBloom

20. Julia HolterEkstasis