Três em um – é o que significa o nome do colectivo brasileiro, Metá Metá, em ioribá – idioma ancestral falado em grande parte da África Ocidental, trazido para o Brasil nas rotas marítimas da escravatura – e, ouvindo-os, quase que podemos pensar que há algo positivo nas consequências de uma das páginas mais vergonhosas da humanidade. Não podemos a tanto chegar, mas é indubitável que a ligação entre África e América Latina só trouxe coisas boas aos nosso ouvidos.
O trio brasileiro é um desses casos, composto pela vocalista Juçara Marçal, o saxofonista Thiago França e o guitarrista Kiko Dinucci, que trabalharam com a lendária Elza Soares no seu último e grande álbum. Transportando os sons tribais africanos e a mística dos seus anciãos, filtrada pela permanência de séculos no Brasil – o candomblé – com cheiro de café, cacau, sangue, suor. Juntando-lhes os tempos e os temperamentos do jazz e do punk, com uma abordagem melódica não-convencional, em que são explorados fronteiras entre o som e o silêncio. E é precisamente em concerto que a banda paulista apresenta o verdadeiro resultado da sua música, onde o funk entra e batuques ancestrais reinam de mão entrelaçada com o afro-beat actual, e se juntam os músicos Marcelo Cabral (baixo), Samba Ossalê (percussão) e Sérgio Machado (bateria).
O concerto terá lugar no Teatro da Trindade Fundação Inatel com o preço único de 15€. Para mais informações pode consultar aqui.