O black metal islandês tem por estes tempos enchido o bandulho aos que apreciam o género. E, sim, já não bastava terem aprendido a jogar à bola e a demitir governos por incompetência, agora pausam uma cena BM que lhes permite fazer artist in residence no Roadburn. Nela, talvez os Misþyrming sejam mesmo o nome maior com o seu “Söngvar elds og óreiðu”, editado este ano e referenciado como obrigatório. Vão à Holanda mas também vêm a Portugal, porque a SWR não dorme.

Igualmente desse norte da Europa que passamos a vida a invejar chegam os Monolord. Suecos que com “Vænir” saíram de uma vez por todas do armário para declarar amor eterno a Sleep, YOB ou Electric Wizard. Se gostam de fumar essa e andar em câmara lenta, então é não perder este concerto.

Para o pessoal que gosta da mocada, os brasileiros Violator calçam as high tops e transforam qualquer sítio num bar podre de Oakland em 1982, como se o Kirk Hammett ainda tocasse nos Exodus para se esquecer que o seu cão tinha acabado de ser violado pelo vizinho. Sim, ainda há quem não largue o “Eternal Nightmare”. E muito bem.

Fechando esta rodada, os INFRA, que são só um bandão nacional com selo NWN!, e os Dementia 13, avaliados em cinco estrelas pela secção old school death metal no TripAdvisor. Fazem-se coisas boas em Portugal para além do bitoque.

Neste momento, estão à venda os habituais Xmas Pack – que vos dão acesso a todo o festival, de a 22 a 24 de Abril por 70€; mais uma t-shirt e vários brindes bonitos. Depois, quando a promoção acabar, seguir-se-ão os passes gerais habituais por 65€.