A festa no espaço lisboeta já começou e continua hoje com Samuel Úria e o queer rapper Cakes da Killa, a partir das 22h30, e começa pela mesma hora, sábado, com os rappers angolanos Ikonoklasta (Luaty Beirão) e Katrogipolongo-Pongo (ou Mc K), formando a dupla revolucionária Ikopongo num espetáculo especial que teve, evidentemente, as asas cortádas à nascença na sua terra natal. Mas, claro, não falamos de uma dupla que acate com reverência as regras contras as quais lutam.

Há cerca de uma dúzia de meses Luaty Beirão foi libertado, juntamente como outros 16 activistas angolanos acusados de rebelião e de atentar contra a vida do presidente angolano, apanhados em flagrante, numa casa particular, enquanto discutiam literatura e a situação polícia do país em que vivem. Katrogipolongo-Pongo nasceu em Luanda, no bairro do Catambor, um bairro de lata ou musseque que se conta entre os mais pobre e perigosos da cidade, onde 80% da população vive em situação de probreza extrema e onde se vende a maior quantidade de Moet&Chandon mundialmente. Actualmente Mc K é um dos artista mais ouvidos no seu país e considerado um dos dez mais importantes artistas africanos por várias entidades internacionais, é licenciado em filosofia e trabalha em marketing e tem já três álbuns no mercado.

Ir ao MusicBox no sábado é como ter assistido a Bonga e Fela Kuti nos sessentas. A entrada terá o valor de 8€ e a noite ainda será longa com um DJ set de RMA e actuação de Irmãos Makossa.