Em tempos de crescentes sentimentos nacionalistas, é sempre bonito ver pessoas de países vizinhos colaborarem umas com as outras. Neste caso, são os belgas Alkerdeel que se juntam ao holandês Mories, aqui sob o epíteto de Gnaw Their Tongues, na nobre causa da chafurdice sónica do mais fino recorte, tudo para celebrar o quinto aniversário da ConSouling Sounds.

O resultado, intitulado “Dyodyo Asema”, consiste essencialmente num tema dos Alkerdeel violado pelos Gnaw Their Tongues (para usar uma expressão das próprias bandas). Ora, se só por si o tema já era bem feiinho, apresentando aquela dualidade entre uma toada doom/drone arrastado e black/punk sabujo que a banda tão bem executou em “Morinde” (álbum cujos intro e outro haviam sido assinados por Mories), da câmera de horrores que são os Gnaw Their Tongues saiu impregnado pela aura fétida inevitável em qualquer lançamento do músico holandês que não seja assinado como Seirom.

Até quando a uma saraivada de pancada dos belgas se sobrepõe um riff shoegazy vagamente esperançoso, é sol de pouca dura e muito rapidamente somos levados de volta às trevas, a parede de som que se tinha formado é substituída por um sinistro e minimal drone, ocasionalmente pincelado por vociferações desconcertantes. Quando o silêncio chega, ficam o asco e o desconforto como principais marcas desta colaboração, sinal que as diferentes abordagens de cada artista foram capazes de coexistir harmoniosamente.

A conclusão, por pouco surpreendente que seja, é que osAlkerdeel e os Gnaw Their Tongues escarraram a meias uma peça obrigatória para qualquer fã de música extrema que insiste em ser deliciosa e exageradamente desagradável. Era complicado pedir-lhes mais que isso.