Ouvir Explosions In The Sky é tipo andar de Segway. Ou se ama, e queremos dar uso à coisa frequentemente; ou preferimos andar a pé, para não nos esborracharmos contra qualquer objecto por aí. Obviamente, esse embate falhado será sempre o encontro natural entre as guitarras prolongadas, difusas e densas q.b., com o velho, já íntimo post-rock.

Apesar de termos outros transportes à disposição – neste caso bandas, como uns Tristeza, God Is An Astronaut e, claro, os incontornáveis Godspeed You! Black Emperor -, há algo de muito particular nos nossos compinchas EiTS que os eleva e que, consequentemente, nos deixa a nós a flutuar.

Quatro anos passaram-se desde a última edição destes texanos, hoje em dia já considerados como banda de culto um pouco por todo o mundo. Não obstante, Take Care, Take Care, Take Carepouco ou nada vem acrescentar ao passado da banda. Este sexto registo soa, exactamente, como soaria sempre um prolongamento de All Of A Sudden, I Miss Everyone – com a diferença do grupo ser, actualmente, mais conhecido.

Ainda assim, é impossível deixar de salientar a perturbadora Let Me Back In, onde os norte-americanos conseguem fazer um balanço incrível entre a bateria pausada e as guitarras – prolongadas e trabalhadas ao extremo. Outro exemplo flagrante disso é Trembling Hands, pelejada em vocais (uma das poucas novidades de Take Care, Take Care, Take Care) e em eléctricas descargas de testosterona com forma de guitarra e reverb.

Num verdadeiro date ‘EiTS meets Joanna Newsom na parte inicial’, Be Confortable, Creature traz-nos uma envolvência quase “harpesca”, para depois a canção abrir, debrochar e dar destaque ao baixo, o que não era tão normal nos discos anteriores.

Ao mesmo tempo, os Explosions In The Sky não deixaram, neste álbum, de apelar ao nosso lado mais sentimentalista, com temas delico-doces como Postcard From 1952 ou Last Known Surroundings, nos quais a epicidade é o clímax que se quer.

Acima de tudo, Take Care, Take Care, Take Care é um disco de seis grandes, grandes malhas – e isso vale por quaisquer outras palavras.