As CocoRosie voltaram a Portugal para dois concertos: um em Guimarães no dia 20 e outro em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, no dia 21. O Ponto Alternativo esteve no concerto da capital, onde as irmãs Bianca e Sierra Casady foram recebidas por uma sala quase cheia e quase sempre muito efusiva na hora de saudar as actuações.

O espectáculo começou como se de uma peça de teatro se tratasse. As irmãs entraram sem dizer nada e sem se aproximarem dos instrumentos. Manipularam alguns objectos que estavam no palco, como se fosse o cenário de uma peça de teatro que representavam. Só depois deste pequeno número iniciaram verdadeiramente o concerto.

Bianca e Sierra fizeram-se acompanhar de dois músicos: um no piano e um na bateria electrónica. Se os músicos acompanhantes tinha roupas extravagantes, as duas irmãs superavam-nos de longe: Sierra usava umas calças justas cor-de-rosa e azuis que nada tinham de discreto; Bianca usava uma espécie de calções de basquetebol, que depois cobriu com umas calças completamente rasgadas na parte de trás. Ambas usavam ainda apetrechos na cabeça, nos braços, nas pernas. Para completar o espectáculo visual, havia projecção de vídeo a acompanhar o concerto.

O início foi morno, tendo a banda tocado canções pouco conhecidas do público. Os momentos altos vieram quando as irmãs foram buscar alguns dos teus temas mais conhecidos, comoTerrible Angels, do álbum de estreia La maison de mon rêve, ouBeautiful Boyz, do segundo álbum Noah’s Ark (que tem mais força no disco, devido à participação de Antony Hegarty no refrão).

Contudo, o grande momento estava ainda para chegar. QuandoBianca pediu ao público que imitasse todos os animais da selva que conseguisse, os presentes foram reagindo timidamente. Rapidamente, entusiasmados por outros espectadores, pela música e pelos bichos que se faziam ouvir dos vários brinquedos/instrumentos usados por Bianca, os espectadores foram-se soltando, fazendo do auditório do CCB uma verdadeira selva, cheia de macacos, felinos, pássaros, elefantes, etc. No final da música – Japan, do mais recente álbum, de 2007, The Adventures of Ghosthorse and Stillborn – houve um agradecimento mútuo: do público, com uma sonora ovação, e de Bianca, que disse ter sido aquela a melhor selva que já ouviu.

Quando as irmãs se despediram e abandonaram o palco, a sala rebentou em palmas e assobios para as chamar de volta. Voltaram para mais um grande momento, com Sierra a cantar e Bianca a manipular, directamente no YouTube, um curioso vídeo de Alexyss K. Tylor (que vale a pena ver aqui). E a cena repetiu-se: as manas dizem adeus e a sala rebenta em ruído, exigindo o seu regresso. Elas voltaram para mais um momento alto: a já famosa versão do hit de Kevin Lyttle, Turn me on.

Acabou muito bem um espectáculo que tinha começado morno. O público saiu satisfeito, a avaliar pelas demoradas e ruidosas ovações; e a banda também, saindo do palco em transbordante alegria, com dança, saltos e uma das irmãs levada ao colo pela outra.

Importa ainda referir que as CocoRosie têm um EP editado este mês, intitulado Coconuts, Plenty of junk food. Circulam também pela internet rumores de que um novo álbum de estúdio estará quase completo, pelo que será de esperar novidades ainda este ano.