Dizer que Barn Owl é psicadélico, hipnótico ou mesmo tripante é uma redundância desnecessária. Barn Owl, além de sinónimo de transcendente, não pode senão ser interpretado como música maior do que a própria razão humana. Aliás, a grande dúvida deLost in the Glare é, mesmo, saber até que ponto o raciocínio pode intervir num tão puro transe.

A música da dupla Caminiti e Porras tem uma transparência divinal: aquilo a que se propõem, através das suas duas guitarras neste longa-duração, com a ajuda ocasional de uma bateria, não é mais do que desenhar paisagens bonitas. Contudo, um bom pintor não lhe faz os contornos, mas enche a vista de cores, até que elas se alinhem nas imagens que querem transmitir. Cada acorde, cada nota de cordas, sempre longos e a ressoar além do próprio alinhamento de instrumentos de cada faixa, consegue estar mergulhado numa quantidade de cores, também conhecidos como efeitos, todos à mercê da sinceridade dos dois mentores do projecto norte-americano. E nada mais é necessário para que os olhos insistam em encerrar-se; sim, com todo o prazer, ao som da ritmada Temple of the Winds.

É das duas guitarras que Lost in the Glare, à meia luz, se faz ouvir até de forma ensurdecedora, a despir o silêncio e as decibelagens francamente altas, que disfarçam na total acalmia das suas composições, como acontece em Light Echoes. A inteligência dosBarn Owl está na forma como nos enganam os sentidos, ao ponto de os levarem à perda pelo excesso.

Lost in the Glare é sensorialmente excessivo e isso faz com que o drone dos Barn Owl seja, verdadeiramente, especial. Não há muitas bandas que se assumam pela sua simplicidade e lentidão, como os Earth, e consigam levar o mundo ao colapso como osSunn O))). O drone tem muitas expressões e, por norma, por muito gratuitas ou chatas que sejam, são todas de alguma forma deliciosas. O dos Barn Owl consegue ser a iguaria oriental que muitos de nós perdemos na floresta mais densa e escura da América do Norte. Mal posso esperar para me perder lá e dar por mim a ouvir The Darkest Night Since 1683.