Imundície, sujidade, badalhoquice – adjectivos que à higiene devem pouco, mas de All Pigs Must Die têm muito. Distintos artífices do hardcore metálico, não precisamos de levar a mioleira à exaustão para adivinharmos o sonoro chavascal que Nothing Violates This Nature nos promete: capa neutra, selo da Southern Lord, dedinhos do Ballou na produção, músicos de Converge,Bloodhorse e The Hope Conspiracy. Cenário feio.

Prova estóica das nossas conjecturas, o segundo intento dos All Pigs Must Die celebra o espaço de manobra que ainda há no hardcore putrefacto. Por muito que os Trap Them tenham perseguido a concorrência ao biqueiro com o genial Darker Handcraft, que os Nails tenham metido core nos Entombed e que os Black Breath sejam os desgraçados mais nórdicos de Seattle, o solo não atingiu a esterilidade. Este Nothing Violates This Nature, abanando-se se no death sueco, é descaradamente mais guedelhudo que o seu antecessor God Is War e não receia pender para a metalada – Ben Koller apostou forte na matrequice grind e a insolência das iniciais Chaos Arise e Silencer testemunham-no. Porém, a certeza de que o sanguinário bailinho tem pernas para continuar surge a meio.

É com Bloodlines, fervida em lume brando, que os All Pigs Must Die deixam ao léu as suas entranhas: groove anti-pescoços, riffs de travinho a black metal e troantes passagens acústicas revelam a destreza de quem tem mais para oferecer além do ultraje crust. Sem hiato, Of Suffering segue-lhe o rasto e apresenta-se de acordes à (Welcome Home) Sanitarium dos Metallica, perigosamente cerimonial e cativantemente atmosférica. Kevin Baker, eternamente chateado com o mundo e com os porcos Orwellianos, afoga o verbo no ódio e, para ele, tanto faz que haja protocolos mid-tempo ou hostilidades d-beat à Faith Eater. Berros, berros.

Digamos que Nothing Violates This Nature se permite ao luxo de estender o prazo de uma cena que antevê o esgotamento. Há, afinal de contas, passagens a experimentar e estampidos a testar:Articles of Human Weakness, malha final, é disso brilhante garantia.