Ultrapassados os demónios pouco convincentes que foram evocados aquando dos dois volumes de “Angels Of Darkness, Demons Of Light”, os anjos da escuridão estão de volta com o mais recente longa-duração do projecto que Dylan Carlson foi tentando manter à tona ao longo de mais de duas décadas. Espaço temporal que também lhe foi permitindo perpetuar os seus fantasmas através de trabalhos a solo, os quais têm representado nos últimos anos uma importante fonte de criação. E, porventura, esse factor contribuiu para se voltar a ouvir os Earth mais pesados e outra vez com vontade de recriar alguma moderada distorção.

Se, por um lado, se partir do princípio que já não faz grande sentido pensar naquilo que trouxe “Earth 2: Special Low Frequency Version”, nem prever testemunhar extensas peças de drone; por outro, imaginar que os Earth teriam a agilidade para conseguir incorporar vozes nos seus temas, demonstra que, mesmo estando longe daquilo que os lançou, conseguem manter uma imensa capacidade para compreender que o seu som precisava de algo diferente. Contudo, o impacto imediato das vozes, nomeadamente, da de Mark Lanegan em “There Is A Serpent Coming”, é estranho, contrastando com a sensação imediata de conforto com que se ouve a voz de Rabia Shaheen Qazi, em “From The Zodiacal Light”. Habituação que se vai ganhando ao longo do tempo em que “Primitive And Deadly” vai amadurecendo. De facto, a escolha acaba por ser natural e a rouquidão de Lanegan em nada empena a nova criação da banda.

Privando entre a forma mais dura de “Hibernaculum” e a delicada suavidade de “The Bees Made Honey In The Lion’s Skull”, malhas como “Even Hell Has It’s Heroes” acabam por continuar a preservar e a recriar todas as características veneráveis: repetições, a dicotomia entre a lentidão dos temas e o seu próprio progresso, mas também os escondidos feedbacks. Como tal, mais do que lhes reconhecer a importância e influência que espalharam por incontáveis projectos, há que os sentir no presente. E, talvez por isso, este seja um disco histórico. Uma antologia de todos os melhores momentos dos Earth transportando-os para novos conceitos e necessidades.